RESENHA DE A MULHER NA JANELA – POR A.J. FINN
RESENHA DE CONTAGEM REGRESSIVA – POR KEN FOLLETT
RESENHA DE UM SEDUTOR SEM CORAÇÃO – POR LISA KLEYPAS

[5x5] O silêncio das águas

22 março 2018


Olá orbitantes.
Devo admitir que estou sem tempo para ler ultimamente, sendo que em janeiro li apenas quatro livros. Mas favoritei dois deles e avaliei com cinco estrelas os outros dois, então foi um mês maravilhoso em termos de qualidade. 

Um dos livros que li em janeiro e favoritei foi O silêncio das águas. Honestamente estou apaixonada e encantada pela história, por isso decidi trazer esse livro para a coluna 5 x 5, para dar a vocês bons motivos para ler essa linda obra e para acrescentar os quotes que não consegui incluir na resenha. Bora lá?








1. A simbologia por trás da mudez da Maggie

No livro, a Maggie, personagem principal, sofre um trauma que faz com que ela tenha ataques de pânico que a impedem de falar e sair de casa durante anos. E, além de abordar um assunto sério que é a questão dos ataques de pânico, eu achei muito legal a simbologia por trás da mudez da personagem. Acho (minha interpretação) que o livro tratou muito da jornada da personagem para encontrar a própria voz. 

Às vezes nos sentimos tão pequenos e insignificantes em um mundo tão grande. Às vezes achamos que o que sentimos e pensamos não tem importância, que nada que façamos vai fazer diferença, que nossa voz nunca será ouvida... E aí vem esse livro e nos lembra que sim, todos temos voz, todos somos importantes e merecemos ser ouvidos. Não sei se estou conseguindo passar a grandeza e a importância dessa mensagem através das minhas palavras, mas garanto que você vai entender se ler o livro. Vale muito a pena.








2. Os assuntos sérios abordados

A autora trabalha muito bem assuntos importantes como agressão doméstica e os males que a culpa pode causar. 

Em relação à culpa, três personagens sentiram-se culpados pelo trauma que a Maggie vivenciou: a mãe dela, a Sra. Boone e o Brooks. E cada um deles lidou de forma diferente em relação a essa culpa e essa forma de lidar com a culpa afetou de maneiras diferentes a relação que cada um deles tinha com a Maggie. Foi algo muito interessante de acompanhar, mas não posso me aprofundar mais sem acabar soltando spoiler.









3. A maneira que o romance se desenvolveu

O romance nesse livro foi trabalhado de uma forma muito doce e pura. Tudo começou com uma amizade que foi se desenvolvendo aos poucos, nada forçado ou que tenha acontecido de repente. Sabe quando você lê um livro e se apaixona pelo mocinho e quer um daqueles para você? Nesse livro isso não acontece. Ou não aconteceu comigo, pelo menos. Eu achei o mocinho perfeito, mas só consigo imaginá-lo com a Maggie, porque ele é perfeito com ela.







4. As relações familiares

Eu mencionei na resenha que amei a maneira realista como as relações familiares foram abordadas. Mas aqui eu quero dar destaque ao pai da Maggie. A forma como ele apoiou a filha e soube ajudá-la depois do trauma sem pressioná-la e sem culpá-la foi uma coisa deliciosa de se acompanhar. Sem contar que ele adotou os dois filhos da Katie (com quem ele se casou quando a Maggie tinha 6 anos) e nunca fez distinção entre os três filhos. Realmente um personagem e um relacionamento pai e filha de respeito.









5. As relações de amizade

O Calvin, irmão da Maggie, é o melhor amigo do Brooks desde que os dois eram crianças. Com o tempo mais dois garotos entraram para o grupo e TODOS ficaram muito amigos da Maggie e deram apoio a ela em todos os momentos. Sabe aquele tipo de amizade que quando um está com problemas todos largam tudo que estão fazendo e correm atrás de fazer o possível para ajudar? É exatamente assim a amizade deles e adorei acompanhar isso durante a leitura.








Quotes:

"Na maior parte do tempo, eu me sentia como uma mosquinha na parede sempre que estava perto das pessoas, meio que ouvindo o que acontecia em suas vidas, porque, geralmente, elas se esqueciam da minha existência."


"Ele me lembrou, naquela noite, que eu ainda tinha voz, mesmo que as palavras nunca saíssem da minha boca. Eu ainda tinha uma voz."


"Sempre que Cheryl e eu brigamos, mamãe diz isso para mim: a família sempre se apóia. Principalmente nos dias difíceis, quando é complicado até olhar para a outra pessoa."


"Ela se apóia no meio peito quando a chuva começa a cair. Parece tão frágil, sem destino, as paredes fazem-na se retrair. Ela implora por um momento em que possa respirar. Em que sua alma dolorida e silenciosa possa se alegrar. Serei a sua ancora. Vou te abraçar nas noites difíceis. Vou ser o seu porto seguro nas marés solitárias e escuras. Serei o seu apoio, a sua luz, prometo que bem você vai ficar. Serei a sua ancora, e juntos vamos ver essa batalha acabar. (letra de uma música que o mocinho escreveu para a Maggie)"


"Eu o amava, e ele sabia disso. Mesmo que eu não pudesse dizer as palavras, ele as sentiu pelo modo como o toquei, beijei e o abracei. E não era esse o melhor tipo de amor que alguém poderia sentir?"





Bom, é isso. Espero que tenham gostado do post.
Fiquem de olho que logo tem mais!






Barbara M. Cabalero
Advogada, concurseira e apaixonada por livros desde criança.
Meu gênero favorito é fantasia, mas sou bastante eclética,
leio quase todos os gêneros.
17 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

17 comentários:

  1. Oi Bárbara, tudo bem? Só leio coisas positivas a respeito da autora e do livro. Gosto quando tem uma romance bem desenvolvido, gostei de saber da relações familiares e de amizade e fiquei bem intrigada com a questão do trauma da protagonista, é a primeira vez que leio sobre a questão da mudez da personagem e achei bem interessante. Excelente post!

    BJs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi Bárbara! Concordo demais com você! Esse foi o primeiro livro da série, e pra mim, foi o melhor! Adorei os personagens e o modo como os dois superam cada desafio e conseguem abrir o coração juntos. A Maggie e o Brooks são meu casal favorito nos últimos tempos, adorei como o amor entre eles acontece tão bonito. Este livro é mesmo lindo! Adorei os quotes que você separou!


    Bjoxx - http://www.stalker-literaria.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Barbara, tudo bem?

    Menina, deixa eu te dizer uma coisa muito séria... eu não precisava desses cinco motivos para ler a obra, pois eu já estou alucinada para realizar a leitura uma vez que eu sou uma fã completamente apaixonada da Brittainy. Mas os motivos listados junto com os quotes? Meu Deus, você me levou a nocaute! Preciso ler pra ontem!

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  4. Apesar de gostar de um bom drama, ainda não me senti tentada a ler nenhum livro dessa série. Mas toda essa simbologia, o doce e puro romance, o destaque ao apoio familiar e a verdadeira amizade são bons atrativos para mim.
    Destaque para o quotes sobre apoio familiar até quanto não quero olhar na cara do bendito, gostei muito.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Helloo, tudo numa nice?!
    Eu nunca li nada da autora, mas sempre vi muitos comentários sobre os livros dela. Não curto livros com capas com pessoas, acho que não deixa muito para imaginarmos, mas com o cuidado que você fez as fotos até dá vontade de ler. Não curto romances e apesar dos elogios não é uma obra que eu imagino que leria algum dia. Mas a parte do romance puro me fez repensar um pouco. É tão bom quando amamos uma estória é não conseguimos parar de falar sobre ela simplesmente porque nós conquistou. Ótimo post para indicar e conhecer melhor a obra.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  6. Oi Barbara!
    Eu amo a escrita da Brittainy e confesso estar com altas expectativas sobre essa leitura. Li os dois primeiros livros e o restante da série está na minha meta desse mês. A trama sem dúvidas é emocionante e só de trazer personagens tão complexos e com uma bagagem intensa, já me deixa ansiosa pra conhecer e me emocionar com mais essa trama.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Eu preciso continuar a leitura dessa série, só li o primeiro e não continuei. Agora que consegui comprar o último volume vou fazer a leitura em sequencia.
    Eu só li o primeiro livro e gostei muito da narrativa e da trama, acredito que vou gostar dos outros livros.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  8. Eu li um livro desta autora - Art & Soul - e não gostei muito, por isso não me interessei mais por outros de seus títulos. Mas só leio e ouço elogios para com todos os volumes desta série aqui.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Li o primeiro livro da série da qual essa obra faz parte em um dia e me apaixonei. Logo espero chegar nesse livro rs Depois desses quotes fiquei com ainda mais vontade de ler a série o mais rápido possível para saber o que ocorre em cada obra. Seus motivos me encantaram. Nem precisaria deles, mas adorei. Bexus @leitoraconectada

    ResponderExcluir
  10. Oi, Barbara!
    Confesso que ando fugindo um pouco dos livros dessa autora, mas tenho lido muitos elogios para esse livro. Pelo o que você citou no post, me parece que a história é bem construída e que seus temas são tratados da forma que deveriam (é muito bom quando um autor não se perde no meio da seriedade do que está tratando né?). Achei bastante interessante que as relações familiares foram tão bem apresentadas e que há muito mais por trás do que "o grosso" da história.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Oi!

    Eu não achei esse livro legal e foi uma leitura bem chatinha para mim. Acho que a simbologia com a mudez da personagem foi bacana, para fugir do convencional, mas achei a história em bem sem graça, bem novelinha. Mas o seu post é bem bacana :)

    beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá Barbara,
    É horrível quando não conseguimos ler bastante, né? Mas é maravilhoso quando lemos livros tão incríveis que são 5 estrelas.
    Li o primeiro livro dessa série e tenho vontade de ler esse livro, os demais não chamam minha atenção. Gostei muito dos motivos que você apresentou, mas o que mais chamou minha atenção foi a de relação de amizade, adoro quando isso é abordado.
    A postagem, fotos e quotes estão incríveis, parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem ?
    Eu comprei esse livro, mas ainda não li. Vejo todo mundo falando muito bem, mas eu tinha dúvidas ainda quanto ao momento correto de ler, vendo os pontos que você abordou, acho que vou gostar bastante, fiquei curiosa com a questão da mudez, pois eu nem sabia desse aspecto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá, gostei muito dessa sua forma de falar sobre o livro, destacando cinco pontos. Ainda não li ele todo, só cerca de metade, e isso das relações familiares é o que mais me interessa.

    ResponderExcluir
  15. Como não amar essa série como um todo, né? Essa autora sempre é muito maravilhosa, fico impressionada! Eu ainda não li esse livro mas fiquei encantada pelos pontos apontados por voce.

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Eu comprei essa série masss ainda não li! Amei as capas e comprei, nãp sem antes ver vaaarias resenhas elogiando! Quero começar a ler logo, mas preciso de tempo pois imagino que quando começar não vou querer parar, rs.

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Eu AMO essa série! Ammo mesmo, esse é o próximo a ser lido, porque como não gostei tanto assim do segundo, acabei não indo diretamente nesse. Mas a autora é maravilhosa por abordar histórias tão intensas, personagens tão complexos e suas reviravoltas que deixam a gente doida lendo! Adorei a resenha! Beijos

    ResponderExcluir

 
© Galáxia de Ideias, VERSION: 01 - BLUE UNIVERSE - janeiro/2018. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda. Widget inspirado/base do menu por MadlyLuv
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo