RESENHA DE A MULHER NA JANELA – POR A.J. FINN
RESENHA DE CONTAGEM REGRESSIVA – POR KEN FOLLETT
RESENHA DE UM SEDUTOR SEM CORAÇÃO – POR LISA KLEYPAS

[Fale♥] Vª Odisseia de Literatura Fantástica

27 junho 2018


Olá, orbitantes, astros e estrelas da Galáxia de Ideias, como estão?

É a Lady Trotsky vindo com mais uma reportagem, mas dessa vez com o que hoje é o maior evento sobre literatura fantástica do Rio Grande do Sul, mas também do Brasil, porque nenhum outro estado fez ainda um evento com tanto impacto e magnitude.

Em 2018, recém teve sua quinta edição porque, infelizmente, em 2016 e 2017, o evento acabou sendo itinerante e dentro de outros eventos porque não teve o apoio necessário para permanecer como um evento próprio, o que conseguiu ser esse ano graças ao Fundo de Apoio à Cultura (Pró-cultura RS FAC), Lei nº 13.490/10. Isso que em 2014 o evento ganhou o Troféu Amigo do Livro. Pensa no tamanho do absurdo de ficar dois anos sem um evento lindo desses por falta de maiores recursos. A minha tristeza, então, foi de quase acabar comigo, uma amante da literatura fantástica.

Vamos, com um depoimento do queridíssimo Duda Falcão, excelente escritor e mais importante, amigo meu de pelo menos seis anos (sim, eu estive em TODAS as edições, exceto as itinerantes porque na época não podia viajar), conhecer a história desse evento...

Eu, Cesar Alcázar e Christopher Kastensmidt no final de 2011 tivemos a ideia de realizar um evento literário em Porto Alegre que privilegiasse escritores, editoras e leitores fãs de fantasia, horror, aventura e ficção científica. Concretizamos nossas projeções ao lançar, em nossa cidade, a Odisseia de Literatura Fantástica em maio de 2012, objetivando solidificar o cenário Fantástico Brasileiro. A Argonautas Editora e A Bandeira do Elefante e da Arara se uniram nesse projeto de incentivo à leitura e à produção literária.

A abertura da primeira edição do evento contou com o historiador César Augusto Barcellos Guazzelli falando sobre Simões Lopes Neto. Em 2013 foi a vez da pesquisadora e professora Regina Zilberman retratar a literatura fantástica infanto-juvenil e, em 2014, tivemos a presença do escritor e cineasta Tabajara Ruas, que palestrou a respeito do cultuado autor H. P. Lovecraft. Nas edições de 2013 e 2014, o apoio e a dedicação dos escritores Nikelen Witter e Christian David foram essenciais na organização do evento.

Já participaram da Odisseia diversos autores, como por exemplo: Giulia Moon, Simone Saueressig, Max Mallmann, Gerson Lodi-Ribeiro, Roberto de Sousa Causo, Flávio Medeiros, Ana Lúcia Merege, Felipe Castilho, Ana Cristina Rodrigues, M. D. Amado, Celly Borges, Carlos Orsi, Eddie Van Feu, Estevan Lutz, Estevão Ribeiro, Fábio Brust, Gustavo Bondoni, Leonel Caldela, Daniel HDR, Guillherme da Silva Braga, Gustavo Melo Czekster, José Francisco Botelho, Marcelo Paschoalin, Thiago Tizzot, Gerson Lodi-Ribeiro, Marcia Luisa Bastilho, Roberto Campos Pellanda, Mariana Albuquerque, Carlos André Moreira, Clinton Davisson, Mário André Pacheco, Simone O. Marques, Alícia Azevedo, Marcelo Augusto Galvão, Eric Novello, Amanda Reznor, Martha Argel, Márson Alquati, Tâni Falabello, Suzy Hekamiah, Douglas Eraldo, Mustafá Ali Kanso, A. Z. Cordenonsi, Leon Nunes, Rosana Rios, Walter Tierno, Georgette Silen, Rober Pinheiro, Hugo Vera e Larissa Caruso.

Entre as editoras especializadas em literatura fantástica, tivemos a presença da Argonautas, Arte & Letra, Estronho, Devir, 9 Bravos, Draco, Giz Editorial, Gutenberg, Jambô, Literata, Modo, Letra Impressa e AVEC Editora.

Em 2014 a Câmara Rio-Grandense do Livro premiou a Odisseia de Literatura Fantástica com o Troféu Amigo do Livro.

Esse ano tivemos, além de vários já mencionados pelo Duda no depoimento dele, Roberta Spindler, Janayna Bianchi Pin, Rô Mierling, Cesar Bravo, Douglas MCT, Marcella Rossetti, Nikelen Witter (novamente e maravilhoso com certeza), Felipe Castilho, Ian Fraser, Luca de Lucca e Thomas Oude Helvelt, escritor holandês autor de HEX, a mais nova publicação da Darkside, a nossa amada editora carinhosamente chamada de Caveirinha, que não apenas apoiou o evento como trouxe o autor para o Brasil. Que, devo dizer, é simpatia pura! Um rapaz gente finíssima, maravilhosa e acessível. (Inclusive, acabei ganhando o livro da moça que acompanhava ele, com autógrafo dele e foto com, e como promessa feita é promessa cumprida, a próxima semana é dedicada à resenha dele.)

Como não podia deixar de ser, trago a vocês um belo registro fotográfico desses dias...

 


 

 

Nossa parceira Eleonor Hertzog, autora e dona da Mundo Uno Editora.

 

 


 

Thomas Oude Helvelt, autor de HEX, publicado pela Caveirinha.


Samir Machado de Machado, autor que partiu meu coração com Quatro Soldados, kkkkkkkkkk.




Por hoje era isso. Agora a Lady Trotsky voai subir de volta à cabine de comando da nave para continuar orbitando a Galáxia de Ideias em busca de novos rumos e horizontes.











Renata Cezimbra
Professora desempregada, leitora voraz,
escritora doida e vampiróloga amadora.
0 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Galáxia de Ideias, VERSION: 01 - BLUE UNIVERSE - janeiro/2018. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda. Widget inspirado/base do menu por MadlyLuv
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo