RESENHA DE A MULHER NA JANELA – POR A.J. FINN
RESENHA DE CONTAGEM REGRESSIVA – POR KEN FOLLETT
RESENHA DE UM SEDUTOR SEM CORAÇÃO – POR LISA KLEYPAS

[Resenha] O Mundo de Quatuorian - Vol 1: Cheiro de Tempestade - Por Cristina Pezel

10 julho 2018

Título: O Mundo de Quatuorian #1 - Vol 1: Cheiro de Tempestade
Autor (a): Cristina Pezel
Páginas: 280
Editora: Mundo Uno Editora
Skoob || Goodreads
Compre: Amazon

Sinopse: Acompanhe a jornada destes três jovens, da infância até a juventude: poderes especiais, criaturas gigantescas, flora e geografia exuberante e fantástica irão envolver você da primeira até a última página.
Uma revelação ocorrida há mil cento e onze anos pode ser a chave para impedir a deflagração do destino de Quatuorian. O segredo está guardado num templo deste mundo fantástico até um momento futuro em que a profecia anuncia o retorno do Imperador milenar.
O que está escrito no Códice dos Mestres é de importância vital para que Teriva, Vinich e Julenis salvem as quatro terras do mal que se instalou em Quatuorian.
O pior, no entanto, ainda estaria por vir.

Uma batalha entre dois homens determinou o destino de Teriva de Khor, que no dia de seu nascimento, perdeu tanto o pai quanto seu lar graças às prováveis, mas ainda não provadas, maquinações de Vorten Mibos, um homem ambicioso que não mede esforços para obter o que deseja.

O menino e sua mãe, anos depois, moram com um fabricante e mercador de tapetes, que os acolheu com muito carinho após a dupla e trágica perda. Teriva sonha em se tornar um Guardião do mundo de Quatuorian e se torna especialmente dedicado a correr atrás desse sonho sem saber que, por outro lado, Vorten Mibos corre atrás de outro: o poder. Mas, uma profecia de 1111 anos pode ser um entrave no caminho desse homem cheio de maldade e sem escrúpulo nenhum capaz de cometer os mais hediondos atos para obter o que deseja. Ainda, seu braço direito salva um servo teoricamente “inútil”, que vivo pode ser uma preciosa fonte de informações para os que estão tentando evitar uma desgraça ainda maior. Ainda mais quando quatro jovens ainda não têm exata ideia de que serão essenciais para evitar um futuro incerto.

Se as coisas chegarão a termos extremos, só o futuro dirá.






Oi, orbitantes, astros e estrelas maravilhosos da Galáxia de Ideias, como estão? Eu me encontro maravilhosamente bem!

Ainda mais depois de ler mais outro livro de fantasia, um dos meus grandes favoritos em termos de gênero, da nossa editora parceira Mundo Uno, que para minha felicidade, tem seu endereço cá na minha maravilhosa cidade de Porto Alegre. Cuja dona e editora, Eleonor Hertzog, eu tive o TOTAL prazer de conhecer na Vª Odisseia de Literatura Fantástica (postagem sobre ela aqui). Uma pessoa extremamente amável, acessível, maravilhosa e acolhedora que me cedeu com muito carinho mais um livro de parceria, O Mundo de Quatuorian - Vol 1: Cheiro de Tempestade, lançado em 2017, da autora carioca Cristina Pezel, que conheci no mesmo evento e também autografou o meu exemplar! Que tem uma edição caprichadíssima executada pela Mundo Uno, que está maravilhosa tanto no trabalho gráfico quanto na diagramação e revisão! Só pelas fotos é notável a beleza desse livro, mas ele é bem mais que só um "livrinho bonito"...


Pensem por um momento naquelas séries de fantasia que costumavam passar na TV quando éramos crianças ou os pais de vocês eram pequenos ou até naqueles desenhos animados “de época”. Pensaram? Bem, esse livro é bem isso e por causa disso, é um exemplar de fantasia tremendamente digno do posto de “épica” que ocupa.


Apesar desse primeiro livro parecer ter um quê de bem introdutório em alguns pontos, pois confesso ainda estar meio confusa com como eles contam o tempo no mundo criado por ela (desculpa aí, Cristina, vou melhorar isso, eu prometo, rs.). Ainda que a parte onde ela descreve a flora e a fauna sejam claras como água e até dê para imaginar como seria em live action. Porque a autora explica com bastante detalhe o mundo onde habitam os personagens e ela faz uma sacada que particularmente achei genial: o livro se passa em um período de pelo menos dez anos, já que os personagens começam crianças e terminam o primeiro volume na casa dos quase vinte. Acredito que isso não possa ser considerado um spoiler, já que a própria sinopse deixa claro, além de ser muito importante situar o tempo, já que o vilão age de maneira moderada e discreta, mas não menos cretina porque olha, o Vorten é daqueles de deixar um de queixo caído. Porque apesar de odiarmos ele, fica impossível negar que ele é muito genial porque conseguiu enganar até os mestres e o plano dele de chegar até onde quer é digno de aplausos. Aposto que nem a Cersei Lannister teria pensado em algo mais ardiloso.


O que dizer, agora, dos protagonistas? Embora haja quatro pessoas na profecia, somente três dão as caras no livro embora uma das protagonistas só apareça mesmo mais do meio para o final. Teriva é determinado e sem medo de fazer o que considera certo, além de curioso e inteligente, sonhando em ser um Guardião para sua terra. Vinich dá o seu melhor, mas nota-se que ele ainda teme um bocado algumas coisas, o que é compreensível, dado que ele guarda uma muralha de segredos que provavelmente serão revelados no segundo volume. Julenis, a protagonista feminina, guarda seu poder a sete chaves, mas sabe que esconder isso pode trazer consequências imprevisíveis, ainda mais quando o vilão principal não está longe, pelo menos assim imagino, de saber a verdade sobre a profecia. Quanto ao outro, nada sabemos dele, mas com certeza ele não vai gostar nadinha de conhecer o Vorten e de saber o que ele planeja. Se vai ser assim, porém, só lendo o próximo livro.

Pelo qual ansiosamente estou esperando ser lançado na Bienal do Livro desse ano, em São Paulo, porque o final desse primeiro deixou o meu coração na mão e necessito saber o que vem pela frente. Vai que é tua, Cristina Pezel! (Copa Feelings) Portanto, se desejam uma fantasia épica mais do que digna dos melhores autores, O Mundo de Quatuorian – Vol. 1: Cheiro de Tempestade é o que você procura e a Lady Trotsky indica.









Renata Cezimbra
Professora desempregada, leitora voraz,
escritora doida e vampiróloga amadora.
0 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Galáxia de Ideias, VERSION: 01 - BLUE UNIVERSE - janeiro/2018. Todos os direitos reservados.
Criado por: Maidy Lacerda. Widget inspirado/base do menu por MadlyLuv
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo